Você sabe o que é No Code?

NoCode

Você sabe o que é No Code?

No-Code é a prática de criar aplicativos (web ou mobile) sem utilizar programação ou código, ou seja, sem escrever código da forma tradicional que conhecemos.

Com No-Code é possível criar aplicações utilizando ferramentas visuais que permitem fazer todo o processo em um editor visual, sem precisar escrever de fato linhas de código. A ferramenta faz isso pra você!

Estas ferramentas vêm evoluindo e sendo melhoradas nos últimos anos, possibilitando criar aplicações mais completas e complexas, isso permite que pessoas sem conhecimento de programação possam tornar suas ideias em realidade, sem precisar passar pelo longo processo de aprendizado de uma ou várias linguagens de programação para alcançar seus objetivos. Há uma quebra na barreira de entrada no mercado.

Além de baixar a curva de aprendizado e possibilitar que mais pessoas tenham acesso a tecnologia, as ferramentas No Code também costumam baixar o tempo de desenvolvimento dos projetos por sua complexidade ser menor, reduzindo os custos totais do investimento para construir a aplicação. Menos tempo de desenvolvimento, mais fácil de aprender e consequentemente mais barato para criar aplicações.

E o tal do Low-Code? Além do termo No-Code
também
existe o termo Low-Code.


Qual a diferença entre eles?
O termo Low-Code faz referência ao mesmo movimento, porém, nesse caso específico as ferramentas Low-Code ainda depende ou permitem a utilização de código dentro delas, mas tem uma parte visual também o que faz a necessidade de código ainda existir mas em menor escala comparado aos métodos tradicionais de programação, seria um híbrido entre No-Code e Code.

Em um projeto ou ferramenta Low-Code o código estará presente mas em menor quantidade, já que uma parte da aplicação será feita de forma visual e outra parte com código. Em algumas ferramentas Low-Code o código é até obrigatório para algumas partes funcionarem, em outros é opcional, ou seja, se você quiser fazer tudo visualmente, pode, mas se quiser usar o código também pode.

O que muda é que em ferramentas apenas de No-Code existe uma maior ausência de código personalizável e isso pode ser uma limitação em alguns casos, mas em algumas ferramentas No-Code também é possível usar um pouco de código (HTML, Javascript, etc), caso você queira, então realmente depende muito de caso a caso, o que você precisa fazer e qual caminho adotar.

O modelo low-code ainda utiliza código, mas muito menos código do que se comparado ao método tradicional que utilizaria 100% de código no projeto.

Low-code é um conceito onde ambas as práticas se encontram Code e No Code. Esse modelo possibilita também que as aplicações tenham mais flexibilidade e mais possibilidades, que é justamente o que a parte de código pode oferecer.

Postagens Recentes

Siga-nos

Quer conversar?

Vamos falar sobre seu projeto. Deixe seus dados abaixo que nós entraremos em contato.